Prefeitura do Rio lança edital de licitação para concessão da operação do BRT

04 de Abril de 2023
Prefeitura do Rio lança edital de licitação para concessão da operação do BRT

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Transportes, publicou nesta terça-feira (4/4) o edital de licitação para a concessão da operação do Sistema BRT. O recebimento de propostas está previsto para o dia 4 de maio, às 11h, no auditório da CET-Rio, na Cidade Nova.  A licitação foi planejada para oferecer mais competitividade aos licitantes.

A Prefeitura vai fornecer aos novos operadores toda a frota de ônibus e cinco garagens públicas. Os concessionários serão remunerados pela quilometragem cumprida e pela gestão dos terminais e estações do sistema, em vez do antigo pagamento baseado apenas nos passageiros. Será adotado um mecanismo de monitoramento de indicadores de desempenho, incluindo manutenção da frota e pontualidade de intervalos, para garantir a qualidade do serviço. O contrato da operação terá um prazo de dez anos.

-Essa licitação tem grandes inovações. As empresas não têm necessidade de fazer grandes investimentos de capital, como a compra de articulados, já que a Prefeitura está fornecendo os ônibus. Outra coisa importante é a criação das garagens públicas, que acaba com qualquer barreira de entrada para empresas fora da cidade, do estado e do país – comentou a secretária Maína Celidonio.

A licitação será dividida em três lotes. O vencedor do Lote 1 vai operar o corredor Transcarioca e o Lote Zero do Transoeste (trecho entre os terminais Jardim Oceânico e Alvorada). O Lote 2 é referente aos corredores Transbrasil e Transolímpica. Já o operador do Lote 3 ficará responsável pelo Transoeste (trecho entre Santa Cruz e o terminal Alvorada; e Cesário de Melo).

Vale lembrar que hoje o sistema está sob responsabilidade, de forma transitória, da empresa municipal Mobi-Rio, até que os novos concessionários assumam a gestão. A previsão é que a operação dos novos concessionários comece neste ano no Lote 1 e no Lote 2; e no primeiro semestre de 2024 no Lote 3.

Sobre o processo licitatório

Para participarem do processo licitatório, empresas e consórcios devem atender aos critérios de  qualificação técnica e econômico-financeira.  Um mesmo licitante pode participar de um, dois ou todos os lotes.

Vencerá a concorrência a que apresentar a maior outorga por cada lote. Os valores mínimos da outorga de cada lote são diferentes: Lote 1 – R$ 138,7 milhões; Lote 2 – R$ 125,4 milhões; e Lote 3 – R$ 143,1 milhões. O valor total de cada contrato é de cerca de R$ 2 bilhões.

Novo modelo de operação

Os concessionários ficarão responsáveis pela operação dos serviços, manutenção de frota e gestão das estações, terminais e garagens do sistema. Entre outras vantagens previstas para quem operar a frota do BRT, cinco garagens serão disponibilizadas aos operadores pela Prefeitura, dotadas de infraestrutura e conectadas à malha viária do BRT já adaptadas para operação, o que permitirá maior competitividade. As garagens ficam localizadas em Ramos, Curicica, Cascadura, Deodoro e Paciência.

A remuneração aos concessionários será calculada pelo quilômetro rodado e não mais pelo número de passageiros transportados. Os cálculos levarão em conta a avaliação de indicadores de desempenho de qualidade do serviço e haverá incentivos para a atração de mais passageiros para o sistema. Ainda, assim como no sistema convencional, as viagens realizadas sem o uso do ar-condicionado, terão desconto no valor do quilômetro rodado pago.

O pagamento ao operador será semanal e feito por meio de uma câmara de compensação tarifária, com o valor arrecadado pela tarifa de bilhetagem do Sistema BRT. Caso a arrecadação da tarifa seja insuficiente para pagar o valor do quilômetro contratado, o município completará com subsídio orçamentário.

Continuarão sob responsabilidade da prefeitura o planejamento dos serviços e a gestão e o monitoramento da operação, por meio de sistemas automatizados de avaliação dos dados de GPS. Vale ressaltar que o novo sistema de Bilhetagem Digital, licitado pela Prefeitura no ano passado, já começa a ser operado no Sistema BRT em julho deste ano.

Ônibus novos e estações reformadas

A Prefeitura comprou, no ano passado, 561 novos ônibus para o BRT, sendo que 291 veículos já foram entregues. Os 270 restantes vão chegar entre novembro de 2023 e março de 2024. Os corredores Transolímpíca, Transcarioca e o trecho entre os terminais Jardim Oceânico e Alvorada já operam 100% com a nova frota.

Além disso, 107 estações do sistema já foram reformadas. Entre as melhorias realizadas estão a substituição dos painéis e portas de vidro por chapas de aço vazadas; fiação embutida; e mecanismos das portas blindados. Também foram executados os seguintes serviços: pintura interna e externa, novas instalações elétricas e reforço na iluminação.

Sistema BRT

A previsão é que todo o Sistema BRT esteja em pleno funcionamento no primeiro semestre de 2024. Somando os quatro corredores (Transoeste, Transcarioca, Transolímpica e Transbrasil), serão 140 estações, 15 terminais e quase 150 quilômetros interligando Zona Oeste, região da Barra da Tijuca, Zona Norte e Centro. Até 2026, a previsão é que o sistema transporte cerca de 700 mil passageiros por dia – hoje, são transportadas cerca de 260 mil pessoas diariamente.