Governo abre licitação para erguer viaduto no prolongamento da Via Expressa, em Blumenau

11 de Abril de 2018
Governo abre licitação para erguer viaduto no prolongamento da Via Expressa, em Blumenau

Foi dado o primeiro passo burocrático para a construção do viaduto da rua Guilherme Scharf, no bairro Fidélis, que integra a obra de prolongamento da Via Expressa (conhecida oficialmente como a extensão da SC-108). Na semana passada, o Diário Oficial do Governo do Estado divulgou a abertura de licitação para as empresas interessadas. Ganha quem oferecer o menor preço.

Os documentos exigidos deverão ser entregues até o dia 27 de março, mesma data de abertura dos envelopes. Terminado o processo de escolha da empresa responsável, os serviços devem começar. Com extensão de quase 73 metros, por 24 metros de largura, o o viaduto custarã em torno dos R$ 5 milhões.

Viaduto e prolongamento

A licitação do viaduto representa uma esperança de que as obras sejam retomadas no prolongamento da Via Expressa. Diversos impasses emperram os trabalhos, que foram abandonados. O último deles, no ano passado, foi o encontro de um volume de rochas maior do que o planejado. A partir desta semana, uma terceira empresa analisará a situação – se for confirmado, serão necessários mais recursos para as obras.

Segundo o recém-empossado presidente do Deinfra, o engenheiro blumenauense Paulo França, os contratempos que atrasaram a obra foram resolvidos e a expectativa é de que até o fim de março ela seja retomada.

\"Nossa intenção é até o final do ano estar com o prolongamento pronto até a Guilherme Sharf, inclusive com o viaduto concluído\", afirmou.

Quando prontos, o trecho do prolongamento e o viaduto no Fidélis se encontrarão e poderão ser utilizados pelos motoristas, já que a estrutura terá uma alça de acesso à rua Guilherme Scharf, conforme explica o engenheiro fiscal da obra, Ivan Amaral.

Ainda de acordo com o engenheiro, o prolongamento da Via Expressa terá, no total, nove viadutos, três alças e cinco pontes.

\"Chamanos isso tudo na engenharia de ‘obras de arte’. Como podemos ver, é uma obra bem cara e complexa, uma implantação com muito corte, aterro e obras de arte\", conclui.