Decoração de Natal na Praça Dante Alighieri, em Caxias, terá árvore no centro do chafariz e cascata de luz

Prefeitura licita empresa que fará montagem das estruturas

19 de Dezembro de 2018
Decoração de Natal na Praça Dante Alighieri, em Caxias, terá árvore no centro do chafariz e cascata de luz
A decoração de Natal na praça Dante Alighieri, no coração de Caxias do Sul, vai ter neste ano uma árvore no centro do chafariz, pórticos em forma de pacote de presente e cascata de luz descendo das árvores. Este são alguns dos itens do projeto da Secretaria da Cultura e que está em fase de licitação para escolher a empresa que montará a estrutura. 

Elaborada pela arquiteta Karina Dick, a decoração se inspira em elementos já usados em outras partes do mundo, como a Praça Dom Pedro IV, em Lisboa. A árvore de Natal terá forma de cone e será confeccionada com almofadas em forma de círculos, estrelas e bengalas de doces, produzidas pelo Banco do Vestuário. O tecido será reciclado após a desmontagem da estrutura. A iluminação piscante será instalada entre as almofadas.

Outros elementos que prometem chamar a atenção são dois pórticos em forma de pacote de presente de cinco por cinco metros. Somadas, as estruturas serão iluminadas em branco e vermelho por meio de 780 microlâmpadas. Já as cascatas de luz, que sairão das copas das árvores, serão produzidas por meio de 20 cortinas que totalizam 1,2 mil microlâmpadas.

A decoração será complementada por 100 esferas de arame revestidas, com tamanhos de 50 e 40 centímetros. As maiores serão iluminadas. Além disso, 16 cones de arame e ferro serão espalhados no entorno da praça. As árvores também vão receber 30 pontos de iluminação.

Conforme o edital, a temática da decoração é o "presentear" e pretende resgatar a sensação de carinho, acolhimento, encontro e bons sentimentos. A programação de Natal ocorre entre 1º de dezembro deste ano e 6 de janeiro de 2019. Todos os elementos da praça precisam estar montados até o dia 30 de novembro.

O valor da decoração depende das propostas apresentadas pelas empresas interessadas na licitação. O projeto, no entanto, prevê uma praça muito mais enfeitada em relação ao ano passado, quando foram instalados apenas um pinheiro e um presépio reaproveitados de 2016 devido à falta de orçamento.
Fonte: Gaucha ZH